segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Amizade: Amor que nunca mudará entre as estações.


“Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim, do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar, quem sabe, nos e-mails trocados, podemos nos telefonar, conversar algumas bobagens. Aí os dias vão passar... meses... anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro. Vamos nos perder no tempo. Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão: Quem são aquelas pessoas? Diremos que eram nossos amigos. E isso vai doer tanto!!! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente. Quando o nosso grupo estiver incompleto, nos reuniremos para um último adeus de um amigo. E entre lágrima nos abraçaremos, faremos promessas de nos encontrar mais vezes daquele dia em diante. Por fim, cada um vai para o seu lado para continuar a viver a sua vidinha isolada do passado e nos perderemos no tempo. Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades. Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!!!” (Vinícius de Moraes)


Sempre me emociono ao ler cada linha desse poema, cada sentimento nele existente que foi deixado por esse poeta para que quando pessoas futuras fossem ler, puder enxergar que amizades que nós julgamos ter, atravessam a eternidade e se junta ao eterno, ao eterno dom de um tipo de amor. Na minha infância tive poucos amigos, pois não era uma pessoa tão fácil de agradar, sempre fui muito exigente quanto a tudo. Os amigos que eu tinha foram “de bairro”, apenas nos arredores da escola primária. Ao chegar de mudança para Angra (aos cinco anos de idade), eu era um pouco excluído, os poucos colegas que eu tinha era porque já eram da “família”. Podes achar estranho, mas meus amigos foram meu quarto, meus livros e minha psicóloga, Érica – ainda lembro o seu nome, a pessoa quem eu pude contar como era viver uma vida infeliz. Se não tive infância? Não. Eu não sei soltar pipa, jogar vídeo game direito, jogar futebol, entre outras coisas que você aprende nesse período. Tudo muda quando volto para morar em minha cidade natal, eu cheguei como o “playboyzim”.  Meus avós sempre tiveram uma boa condição financeira, os carros do ano, casas e mais casas. Eu não tinha amizade, eu era um investimento. Raras exceções salvaram-se, pois o tempo fez seu papel de selecionar. Eu era um iludido. Ensino médio: época que muda tudo em sua vida antes dos 18 anos. Você descobre que tem pessoas melhores que você, mais bonitas, mais espertas, mais nerd e muito mais sociável. Por que? Porque a vida é assim, seleção natural, egoísmo pessoal. Tenho amizade que começou na 8ª série e está até hoje, tenho outras que não duraram nem um mês. Fácil você conviver com as qualidades dos outros, a alegria que o outro transmite, o que ele pode te proporcionar. Tente conviver com os defeitos, com o que o outro tem de pior, o lado mais maléfico e egoísta que a pessoa pode chegar em seu auge e mesmo assim estar ali para dizer com toda a sinceridade: “ – Você tem um amigo!” É complicado pois a falsidade reina no meio dos adolescentes, em todas as relações. Quem nunca contou uma “mentirinha” para salvar um amigo? Para fazer a sua vontade e não dele? Barracos, brigas, ofensas. Quando o colégio acaba, acaba parte da imaturidade. Você enxerga as burradas feitas, as flechas lançadas a quem não devia, as palavras ditas em momentos que não deveriam ter nem existido. Só depois desse tempo você vê o que uma amizade é realmente e como lidar com cada pessoa, se você estiver disposto a isso. Vivemos momentos, realizamos sonhos juntos, almoçamos, saímos juntos. Você vai dormir pensando em dias melhores e esperando que eles fiquem com você para o resto dos tempos. “- Alguém já quis alguém para sempre?” Eu já quis. O mundo gira e não sabe parar, aproveitei cada pedaço dos meus amigos no ano que passou. Ontem realizamos nossa eventual social, para podermos dizer: “– Tudo de melhor em tudo que fizeres. Siga bem na faculdade ou nos cursinhos da vida. Podemos nos encontrar nos feriados e férias, né?” Mesmo falando isso tudo, sabemos que a rotina que faz os relacionamentos durarem vai se perder, o afeto não sobrevive a grandes estradas. As manhãs falando sobre problemas familiares, sexo, namoros, problemas, aulas chatas, conhecimentos trocados, tudo isso irei guardar em um pedaço de mim que servirá como exemplo aos meus amigos futuros e a meus filhos. Minha primavera, meu outono, meu inverno e meu verão foram juntos com vocês, mas na minha vida, será como sempre foi, para sempre. Não suportaria deixar que o tempo, assim como o mar, leve o que já foi, aliás, nada disso foi, ele sempre será. Amizade, laços entrelaçados perfeitamente ao decorrer da vida. 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário