terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Uma estrada no meio do nada, Campos do Jordão.


“– Aqui, em Campos do Jordão, até os garçons são bonitos e simpáticos.” (Clarissa)

 Sexta feira de muita chuva na ilhada Angra. Durmo com planos de pegar o primeiro barco rumo a Ilha Grande, acordo arrumando minha mala para visitar meus avós em Volta Redonda, durmo na aconchegante e famosa cidade de Campos do Jordão. Tive o pôr do Sol de estrada mais lindo a insonhável que um motorista podia ter e a queda de graus mais brusca, à medida que subia a montanha, que um alpinista percebe subindo um pico. A entrada de Campos do Jordão parecia uma morada de infinitos papais-noéis, luzes e frio. Estabelecemos-nos em uma pequena pousada meio longe do centro “Capivari” – era modesta, mas o dono tinha um carisma enorme. Tivemos apenas o sábado para conhecer aquele parque de diversão montanhês. Começamos pelo teleférico rumo ao morro do elefante (reza a lenda que quem pega na tromba do elefante casa-se e quem pega no rabo se descasa). Minhas irmãs nunca haviam andado a cavalo, pegamos um passeio até a cachoeira Véu da Noiva com direito a corridas de minha pessoa, galopes, tombos, adrenalina e risos. A cidade é famosa por ser bonita, por ter malhas e coisas boas para comprar, ter um ótimo circuito gastronômico e seus vinhos, mas o que mais me agradou foi que em vez de uma igreja evangélica a cada esquina, como é em Volta Redonda, nas esquinas e calçadas daquela cidade havia mundos de lojas de chocolate – você não precisa comer em todas as lojas, mas a sensação de estar em uma cidade que em todo lugar tem chocolate já é irresistível. Fechando a tarde pegamos um trenzinho turístico para conhecer as verdadeiras mansões e vistas de Campos do Jordão – hoje eu afirmo com todas as letras: Se Jesus é o caminho para o céu, Edir Macedo é o pedágio.  Finalmente chega a noite brilhante e argentina. Nosso amigo encontrou um bistrô argentino perto da praça que servia carne – todos nós somos carnívoros metaforicamente e, ás vezes, literalmente. Ao pegar o cardápio já ficamos tristes e suamos frio: um vinho custava mais que meu cordão e meu relógio juntos. Mas como se dizia no cardápio: A diferença entre comer e saborear. No final da noite, eu acrescentaria a diferença no pagar também, mas foi tudo regado a cerveja uruguaia (“Nortenha”) e bifes da melhor qualidade (“Ojo de boi”).  Saímos felizes, cambaleando, duros e cheios de aulas gastronômicas cedidas pelo cheff da casa sobre carnes e vinhos. Sabíamos que aquela seria nossa última noite naquela cidade e, com certeza, aproveitamos de tudo e todos daqueles campos do dinheiro, campos do luxo, campos do chocolate, campos verdejantes, daqueles Campos do Jordão.    





Nenhum comentário:

Postar um comentário